...

Clique aqui para se inscrever no Vestibular

Inscrição

O que fazer nos dias que antecedem o ENEM?


A dica é simples: reduza o ritmo de estudos

quarta-feira, 31 de outubro de 2018 Mirvan Lúcio


O Exame Nacional do Ensino Médio é a chave para ingressar no ensino superior em faculdades públicas ou particulares, através dos programas do governo, Sisu, ProUni e FIES.  A prova é tão importante que, todos os anos, milhões de estudantes prestam o exame. 

 

Um aspecto importante nessa edição, é a estrutura da prova e o tempo de prova: as provas vão acontecer em dois domingos seguidos, 4 e 11 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com duração máxima de 5 horas e 30 minutos. No segundo, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com uma hora a menos: 4 horas e 30 minutos.

 

Nessa reta final, há poucos dias, a dica é simples: reduza o ritmo de estudos. Chegar cansado, com muitas informações na cabeça, pode diminuir o seu desempenho. Selecione apenas alguns tópicos dentro de cada disciplina que ainda possam ser explorados e aperfeiçoados.

 

Por isso, é fundamental que o estudante refaça as provas dos anos anteriores, cronometrando o tempo, para reproduzir as condições de prova dos dias do exame e garantir que esteja preparado também fisicamente e psicologicamente.

 

Nos dois dias anteriores à prova, procure ficar totalmente longe dos livros para desopilar um pouco. Lembre-se, uma cabeça tranquila é, também, a chave para o sucesso na prova! Seguem algumas dicas básicas para chegar bem preparado:

 

•    Dormir cedo e comer bem são fatores que também contribuem para estar bem-disposto durante o fim de semana. 
•    Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições.
•    Evite consumir bebidas alcoólicas.
•    Faça algum tipo de exercício físico, caminhar ou pedalar, mas sem exageros.



Leia Mais