...

Clique aqui para se inscrever no Vestibular

Inscrição

Saiba a diferença entre Bacharelado e Licenciatura na Educação Física


Cada modalidade reúne algumas características próprias

quinta-feira, 18 de outubro de 2018 Mirvan Lúcio


Todos sabem da importância da prática de exercícios físicos sob a orientação de um profissional de Educação Física. A prática regular de exercícios físicos causa mudanças internas e externas envolvendo todo o corpo humano. E estas mudanças vão muito além da aparência e estética, mas também, trazem benefícios de curto e longo prazo que nos permitam ter uma melhor qualidade de vida e saúde.

Na hora da inscrição para o vestibular, muitos estudantes deixam de atentar para as diferenças entre bacharelado e licenciatura. Apesar de terem grades curriculares com disciplinas semelhantes, cada modalidade reúne algumas características próprias, que marcam a carreira do profissional formado.

 

Licenciatura

A licenciatura é uma modalidade de formação voltada aos profissionais que desejam atuar como professores de ensino fundamental e médio. Ela inclui disciplinas de didática e pedagogia que “ensinam a ensinar”, desenvolvendo competências de comunicação, liderança e organização escolar.

O aluno que opta pela licenciatura em Educação Física deve ter interesse em trabalhar com grupos de crianças e adolescentes, a fim de incentivá-los à prática esportiva e ser, por si mesmo, um entusiasta engajado com o sistema de ensino.

Escolas municipais, estaduais e particulares contratam o profissional, que pode ter as vantagens de ser um concursado ou optar pelo setor privado. E como a disciplina de Educação Física é obrigatória, o mercado para o licenciado oferece demandas constantes.

 

Bacharelado

As oportunidades são mais amplas para o profissional e as possibilidades de remuneração também, já que o bacharel em Educação Física pode atuar como autônomo e atender a mais de uma organização por vez.

O bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso, que atende a ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal trainer, técnico em esportes, etc. Na graduação, o aluno adquire conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas.

 



Leia Mais