...

Clique aqui para se inscrever no Vestibular

Inscrição

Conheça 5 áreas de atuação na Odontologia


O curso é uma área bem abrangente, com diversos segmentos que o estudante pode escolher.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018 Mirvan Lúcio


Quando você faz a escolha do curso de graduação, é importante conhecer as principais especializações, áreas de atuação e escolher a melhor opção para entrar no mercado de trabalho. O curso de Odontologia é uma área bem abrangente, com diversos segmentos que o estudante pode escolher para se especializar.

Um profissional dinâmico, capaz de atuar em diversas frentes e diferentes setores, o odontologista cuida da saúde e da estética da boca, restaura, limpa os dentes, extrai, realiza cirurgias, projeta e instala próteses. Ele também é responsável por prevenir ou curar doenças da gengiva, da bochecha e da língua.

O profissional da odontologia pode trabalhar no serviço público de saúde em clínicas particulares de atendimento, funcionário ou dono do próprio consultório. Você que deseja ingressar na área, conheça os principais segmentos de atuação e as principais tendências do setor.

Clínico Geral

Antes dos profissionais se especializarem em determinada área da odontologia, passam pela fase de clínicos gerais, estando aptos para atuar nesta função.

O clínico geral é quem faz a limpeza bucal, trata as cáries, aplica flúor, restaura e extrai dentes, cuida da língua, bochechas, gengivas e lábios, além de examinar radiografias e realizar pequenas cirurgias.

Endodontista

Após passar pela avaliação do clínico geral, se necessário, o paciente será encaminhado para o endodontista, responsável por fazer tratamento de canal. O procedimento tem como objetivo remover o tecido mole (polpa), localizado na parte interna (canal) do dente, que pode estar morto ou apresentar inflamação ou infecção.  

Mesmo que não seja preciso tratar o canal, ele avalia a gravidade das lesões e doenças do nervo e da raiz, caso haja alterações, seja por fraturas, traumas ou cáries. É claro que com um bom cuidado com a saúde da sua boca e a limpeza diária correta, evita situações mais graves.

Odontopediatra

A odontopediatria é a área dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês e crianças. O objetivo é promover a consciência sobre a prevenção higiênica, a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo da vida.

É fundamental que o odontopediatra tenha calma e paciência. Ele trabalhará com o emocional da criança para que ela aceite o tratamento com tranquilidade e, principalmente, sem traumas.

Odontologia Forense

É uma das áreas mais novas do setor e que tem apresentado um grande crescimento de mercado. Por meio de exames, perícias judiciais, perícias trabalhistas, o profissional forense elabora laudos, pareceres técnicos e atestados.

Para o estudante que é fã de séries de investigação, existe a área crimina. Na qual, sua atuação se dá em processos de identificação humana, em casos de acidentes em massa, crimes e demais situações onde os corpos se encontram carbonizados, em avançado estado de decomposição ou esqueletizados.

Odontologia Estética e Ortodontia

Dentes brancos e bem alinhados, é um sonho de vaidade de qualquer pessoa. De olho nessa tendência, esse profissional adota diversas ações para fortalecer a autoestima dos pacientes. Restauração da forma e função dos dentes, uso de resinas, facetas de porcelana, clareamento e restauração estética.

 Já a ortodontia, é responsável por verificar o desenvolvimento da arcada dentária e, se necessário, alterar a mordedura e a posição dos dentes com a utilização de aparelhos fixos ou móveis.



Leia Mais