...

Clique aqui para se inscrever no Vestibular

Inscrição

Como aperfeiçoar seu inglês sozinho


Alternativas para quem tem que se virar por conta própria.

terça-feira, 21 de agosto de 2018 Mirvan Lúcio


Aprender um novo idioma é um esforço contínuo e que exige muito foco. E, no caso de um país como o Brasil, nem todo mundo tem acesso aos meios para aprender inglês desde muito cedo — muito menos para ganhar fluência. Algumas alternativas são muito úteis para quem tem que se virar por conta própria.

Confira as indicações de Renner para quem quer melhorar o inglês e aproveite para pô-las em prática antes do intercâmbio.

 

1) Assista a séries de que você gosta, com áudio e legenda em inglês

É um jeito de transformar um momento prazeroso, de lazer, em algo que ajude no seu objetivo com o inglês. Vale selecionar aquela série da qual você já sabe de cor as falas na versão dublada e fazer a conversão, ou mesmo descobrir um filme novo que interesse. Essa também é uma dica para quem deseja se aprofundar em determinados temas ou sotaques.

 

2) Aprenda novas palavras com músicas

É difícil encontrar alguém por aí que não goste de música. Para ter mais um aliado na hora de adquirir fluência, uma das alternativas é justamente optar pelas faixas no idioma. Para Renner, essa foi uma boa pedida, já que sempre teve uma relação muito próxima com a música. No caso dele, a técnica era procurar as letras na internet e, a partir daí, memorizar as palavras já aplicadas em um contexto.

 

3) Use bem as ferramentas online

A internet é uma ótima aliada de quem deseja ganhar fluência nos mais diversos idiomas, principalmente o inglês. Não faltam sites que ensinem regras de gramática, macetes para testes, ou mesmo que corrijam automaticamente redações no idioma. Procure informações que ajudem nos exames, além de vídeos que o ensinassem técnicas e deem exemplos.

 

4) Não tenha vergonha de pedir ajuda

É hora de acionar as redes e perder a timidez para pedir ajuda. Deixe que as pessoas ao seu redor saibam da sua vontade de melhorar o inglês. Se elas também souberem o idioma, é a oportunidade perfeita: converse no idioma estrangeiro com elas, criando mais situações em que possa falar a outra língua. E, claro, peça feedback.

Para garantir que essa dica dê mais certo ainda, o aluno tem de deixar claro que aceita correções, mesmo que isso signifique ser interrompido.

 

Matéria originalmente publicada no portal Na Prática, da Fundação Estudar.



Leia Mais