...

Clique aqui para se inscrever no Vestibular

Inscrição

Por que começar uma faculdade no segundo semestre é uma boa ideia


Quem disse que começar uma faculdade no meio do ano é ruim?

segunda-feira, 14 de maio de 2018 Brunna Pinheiro


Algumas pessoas acreditam que para começar os estudos é preciso fazer isso no início do ano. Porém, você não precisa esperar janeiro chegar para investir na sua educação! Começar uma faculdade no segundo semestre traz diversas vantagens e pode sim ser uma boa ideia.

Você sabia que algumas universidades não exigem vestibular para começar no meio do ano? Muitas possuem provas próprias, mas existem instituições que permitem que você use a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo. Ou seja, é possível que você nem precise realizar uma avaliação nova para conseguir a vaga.

As vantagens começam na economia. Em geral, as universidades oferecem bolsas e descontos para as vagas de meio de ano. Isso porque a demanda é menor e, para atrair, elas buscam meios de viabilizar a entrada de estudantes. Essa, aliás, é a melhor época para negociar parcelamentos e valores no geral. As chances de a instituição flexibilizar o valor são bem maiores.

Nem sempre a vontade do estudante é sair do Ensino Médio e imediatamente ingressar em um curso superior. Porém, a possibilidade de esperar um ano para começar algum curso também pode não ser o seu desejo. É aí que entra a possibilidade de fazer uma faculdade no segundo semestre. Você pode usar esse tempo para se preparar melhor e avaliar se o curso escolhido realmente é aquele que você deseja.

Se a sua preocupação é em entrar em um lugar com as turmas já definidas, fique tranquilo! Em geral, nos vestibulares do meio de ano os perfis são ainda mais mistos e muitas pessoas tendem a usá-los como “ponte” para outros cursos. Ou seja, a sua sala tem chances de mudar bastante e você vai poder conhecer pessoas completamente diferentes.

Academicamente falando, não há diferenças. Inclusive, alguns cursos novos são abertos justamente no segundo semestre. Logo, você tem a oportunidade de ter experiências e aprendizados que não estavam nem planejados. Quer mais vantagem do que isso?

Não existe “hora certa” para começar uma graduação. Vá de acordo com o seu tempo e as suas possibilidades. Muito mais importante do que o quando é como você vai desenvolver esse aprendizado e a sua dedicação a ele.

 

Fonte: Universia Brasil



Leia Mais