...

Clique aqui para se inscrever no Vestibular

Inscrição

Mapa Mental e Resumo: métodos para facilitar a memorização nos estudos


Veja o método que mais se encaixa no seu perfil de estudo

quarta-feira, 9 de maio de 2018 Mirvan Lúcio


Cada pessoa tem a sua forma de estudar. Alguns precisam de silêncio absoluto, outros gostam de uma musiquinha e ainda há quem consegue se concentrar no meio do maior barulho. Tem os que leem alto e os que acompanham a leitura só com o olhar. Mas existem também alguns métodos para ajudar no raciocínio e na organização das ideias. É o caso do Mapa Mental e do Resumo. Vamos saber como estudar com cada um?

Mapa Mental

O mapa mental consiste em simplificar o assunto estudado, transformando tudo em um diagrama, conectando as informações em volta de um tema central. A estrutura lembra uma árvore genealógica. O objetivo é facilitar o aprendizado e a memorização.

A base do mapa mental são desenhos, mesmo que simples. Eles facilitam a compreensão e ajudam o cérebro a guardar as informações. Depois de definido o tema central, começam os desdobramentos do assunto, através de palavras-chaves e imagens, constituindo tópicos. Mas atenção! Antes de começar a fazer o mapa, é preciso ler e ter um certo entendimento sobre o assunto.

Dica importante: Evite frases muito extensas. Use o mínimo de palavras em cada tópico.

Resumo

Outra técnica eficaz para memorização de conteúdo é o resumo. Através dele, é possível condensar o assunto, de forma que facilite o aprendizado. Para construir o seu resumo, uma coisa é fundamental: ler e reler o assunto. Depois de entender bem o assunto, é hora de destacar os pontos mais importantes.

No resumo, usar palavras-chave também é importante, mas elas podem vim acompanhadas de algumas anotações, informações complementares, como datas, nomes, localizações ou regras. Por fim, é hora de esquematizar tudo no papel. Escrever o texto do resumo com suas palavras é fundamental. Você vai saber o que escreveu e isso ajuda muito. Apenas copiar o que tem nos livros não é indicado.

Vamos estudar?

Agora é a hora de você escolher a técnica que vai adotar. Veja o método que mais se adequa ao seu perfil de estudo e vamos em frente. O ENEM e os Vestibulares estão cada vez mais perto e é preciso estar preparado para tirar as melhores notas.  



Leia Mais