LISTA DE ESPERA DO QUALIFIP

Um projeto idealizado pela FIP com o intuito de promover cursos de capacitação GRATUITA e ABERTA para toda a comunidade.

Inscrição - Lista de Espera


Informações Requeridas

Cursos Disponíveis

BIOMEDICINA


  • Introdução ao laboratório clínico;
  • Apoio ao diagnóstico - hematologia;
  • Apoio ao diagnóstico - parasitologia;
  • Apoio ao diagnóstico - uroanálise;
  • Apoio ao diagnóstico - bioquímica;

  • Introdução a biomedicina estética;
  • Estética facial: da limpeza de pele ao botox;
  • Estética corporal: gordura localizada, celulite, estrias e microvasos;
  • Design de sobrancelhas e micropigmentação;
  • Maquiagem profissional e automaquiagem;

DIREITO


  • Destinado a desenvolver e valorizar a comunicação oral, aprimorando a capacidade de comunicar-se em público, inclusive reuniões, diálogos, apresentações, palestra, aulas e atendimentos a clientes;

  • Destinado a demonstrar, com conteúdo dinâmico e prático, a atuação na solução de problemas envolvendo o Direito do Consumidor;

EDUCAÇÃO FÍSICA


  • Saber que através destas aulas de dança podemos evoluir quanto ao domínio de próprio corpo, desenvolvendo e aprimorando possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas, superando limites e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais afetivos e cognitivos;
  • Dentro da expressão corporal da dança é importante trabalhar as danças populares, assim com a dança de salão pois, são expressões ligadas a vida das comunidades, desde os tempos remotos até os dias de hoje;
  • O simples prazer de movimentar o corpo alivia o estresse diário e as tensões espaciais, é importante que o corpo não seja tratado como instrumento mas sim como comunicação;

ENFERMAGEM


  • É possível prevenir o câncer, não de forma plena, mas parcialmente, através de cuidados e alimentações, porque existe o fator hereditário, mas a alimentação atua sobre a prevenção, o tratamento e a melhora do estado clínico do indivíduo;

  • Os acidentes domésticos e na infância, é algo que acontece frequentemente. Podendo ser prevenidas com orientações oferecidas aos pais e professores responsáveis podem reduzir o risco de acidentes domésticos e escolares oferecido por alguns objetos e situações vivenciadas no dia-a-dia;

ENGENHARIA CIVIL


  • Gerenciamento do escopo: quais as necessidades dos seus clientes? Como extraí-las? E qual a importância da compatibilização dos projetos?;
  • Gestão de custos: quanto custará minha obra? Como ter maior precisão na análise de custos?;
  • Gestão de prazo: planejamento construtivo e definição de cronograma de atividades;
  • Qualidade e produtividade: como melhorar meus processos e serviços?;

FARMÁCIA


  • Introdução à fitoterapia e histórico de uso de plantas medicinais;
  • Procedimentos de higiene no reparo de produtos medicinais;
  • Formas de preparo dos produtos fitoterápicos caseiros;
  • Programa farmácias vivas e legislação de fitoterápicos no SUS;
  • A fitoterapia como instrumento para um envelhecimento saudável;

  • Princípios de administração de empresas e gestão da qualidade;
  • Mercado farmacêutico e gestão de marketing como vantagem competitiva;
  • Gestão de empresas do ramo farmacêutico e habilidades empreendedoras necessárias;
  • Habilidades e competências para se tornar um líder de equipe;
  • Direito do consumidor, legislação, ética e responsabilidade profissional;

FISIOTERAPIA


  • Introdução a shantala;
  • Massagem e sua história;
  • Sequência de movimentos da shantala;
  • Preparação do bebê;
  • Benefícios da shantala no desenvolvimento do bebê;
  • Prática com bonecos;

  • Noções básicas de primeiros socorros;
  • Engasgo;
  • Parada cardiorrespiratória;

JORNALISMO


  • Conceito de marketing; conceito de redes e mídias sociais; convergência do marketing para as redes; planejamento de marketing no espaço das redes sociais; conceituação das redes sociais e as maneiras apropriadas de trabalho em marketing; linguagem específica do marketing em diferentes redes sociais;

JORNALISMO


  • Atenção ao outro; formação de equipe; liderança e gestão de equipes; modos de falar e interagir com público; nuances de oratória, vestimenta e exposição gestual; comunicação com foco interpessoal;

  • Conceito de marketing; comportamento individual e social; convergência do marketing para o comportamento pessoal; planejamento e organização de ideias; comunicação pessoal com foco interpessoais; nuances de oratória, vestimenta e exposição gestual; organização de currículo; comportamento em entrevista (trabalho, mídia e espaço acadêmico);

RADIOLOGIA


  • Capacitar jovens e adultos para atuarem em clínicas de radiologia odontológica na capacitação e preparo ao contato inicial com o paciente, preenchimento de cadastro, realização de fotografias e confecção de documentação ortodôntica;

  • ;

NUTRIÇÃO


  • Política Nacional de Alimentação e Nutrição e a Interface com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Gestão na alimentação escolar. Educação promotora de saúde na alimentação escolar;

  • Apresentar o conceito de aproveitamento de alimentos, seus aspectos econômicos, nutricional e sustentabilidade, bem como as suas vantagens. Conceito e objetivo da higiene dos alimentos. Prevenção e controle das principais doenças veiculadas por alimentos. Procedimentos de higienização e Unidades de Alimentação e Nutrição;

ODONTOLOGIA


  • ;

  • ;

ARQUITETUTA


  • ;

  • ;

PEDAGOGIA


  • O minicurso se refere à iniciação a pesquisa científica tem como propósito discutir sobre o que é ciência, quais as suas contribuições para a humanidade e qual a sua importância e finalidade na academia, bem como, pretende definir o perfil de um estudante leitor, incutindo nos participantes a necessidade de investir em hábitos e organização da leitura como contributo para a formação de um bom escritor. Portanto, seguindo essa mesma linha de atuação, neste minicurso ainda será dada ênfase a necessidade de elaboração de resumos, resenhas, mapa mental entre outros, tendo como base as normas para apresentação de trabalhos científicos, ou seja, a Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT], para que estas produções possam vir fundamentadas por meio de citações, notas de rodapé, referências bibliográficas entre outros aspectos;

PSICOLOGIA


  • Aprender sobre os tipos de técnicas de dinâmica de grupo e a utilidade dos mesmos para cada situação grupal;
  • Aprender as etapas das técnicas de dinâmica de grupo e quais os fundamentos éticos e técnicos das mesmas;
  • Desenvolver a capacidade de identificar, compreender e analisar os principais fenômenos que ocorrem dentro dos grupos;
  • Desenvolver habilidades para lidar com os fenômenos de grupo de maneira crítica, criativa e diversificada, estimulando o espírito investigativo e planejando ações interventivas;
  • Relacionar os fundamentos teóricos com as técnicas aplicadas na condução dos trabalhos com grupos;

  • Mapas mentais;
  • Métodos de utilização dos mapas mentais;
  • Conhecendo os mapas mentais;
  • Mapas mentais: para planejamentos, memorização e lembrança;
  • Indicações de uso dos mapas mentais;
  • A criatividade com os mapas mentais;
  • Mapa mental para solução de problemas;

  • Apresentar as principais teorias e pesquisas acerca da procrastinação;
  • Dialogar a respeito das principais dificuldades de um procrastinador;
  • Ensinar, individualmente e em grupo, as principais técnicas para lidar com a procrastinação;

SERVIÇO SOCIAL


  • História da infância no Brasil e no mundo;
  • Construção social e histórica dos direitos da criança e do adolescente no Brasil;
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – e seus avanços;
  • Serviços que compõem a rede socioassistencial do direito da Criança e do Adolescente;
  • Formas de atuação nos serviços da rede;

  • O que é ética?;
  • As mudanças éticas na sociedade;
  • Conflitos éticos;
  • Mundo do trabalho;
  • A importância da ética no cotidiano de trabalho;
  • Postura ética no dia-a-dia;